segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Recensão a «A Casa Ancestral de L.»

Primeira recensão a A Casa Ancestral de L., de José Gonçalves Gomes, por Carla Ribeiro (A Casa Ancestral de L. no blogue As Leituras do Corvo).

«De amor em tempos de guerra, de uma criança destinada a nascer em tempos conturbados e de Catarina de L., mulher forte e determinada ante as contrariedades do seu tempo. Esta é a história de uma mulher que ama e que, apesar de todas as contrariedades, conhece a sua vontade e as formas de a conduzir através do imenso obstáculo que é o mundo que a rodeia.
Primeiro pela magia das palavras, da escrita algo elaborada mas estranhamente envolvente, e depois pela construção de um enredo que, visto pelos olhos da protagonista, se torna mais cativante quanto maiores se erguem as dificuldades, este é um livro que fascina desde as primeiras páginas e que, com o avançar da narrativa, conquista sempre um pouco mais a empatia do leitor. Isto deve-se, em grande parte, a Catarina, à firmeza da sua voz, mesmo quando marcada por momentos de uma grande emoção, e à grande luta que é todo o seu percurso, de perda e construção de vida, de amor e libertação, de uma prisão que é mais das suas próprias sombras que das paredes que a rodeiam.
Conjugando elementos históricos com uma história pessoal de grande profundidade, é algo de impressionante a forma como o autor apresenta um contexto cuidado, bem construído, sem que a exposição dos factos quebre o ritmo narrativo, mantendo constantes a envolvência e a emotividade. Contrária, por muitas vezes, à vontade da família, a posição de Catarina é delicada e as circunstâncias colocam-na, por vezes, numa situação insustentável. É nestes momentos que a sua voz se torna mais marcante, nesta necessidade simultânea de ceder à emoção e de se forçar a agir, e o equilíbrio entre estes dois extremos - mesmo perante a desilusão, mesmo perante a perda - é algo que se expressa maravilhosamente neste livro.
História de luta pessoal, da posição de uma mulher perante o mundo e do seu paralelismo com o lugar onde se encontra - também sitiada, também na necessidade de lutar - este é um livro que fascina tanto pela beleza da escrita como pela envolvência da narrativa, como ainda pela força da sua protagonista. Em todos os aspectos, uma excelente descoberta.»