sexta-feira, 1 de julho de 2011

"A Casa Ancestral de L.", de José Gonçalves Gomes - Sinopse e primeiras páginas

Novo lançamento da Eucleia (em finais de julho nas livrarias e já disponível para encomenda direta).
Título: A Casa Ancestral de L.

Autor: Gomes, José Gonçalves

Data de Publicação: julho de 2011
ISBN: 978-989-8443-09-0

372 páginas, brochado, formato A5, impresso em papel IOR 80g

Ficção Portuguesa: Romance

PVP: 17,49€
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
José Gonçalves Gomes nasceu em 1972. Doutorou-se em Matemática e é, atualmente, professor da Universidade Nova de Lisboa. A Casa Ancestral de L. é o seu primeiro romance.

Narrada na primeira pessoa, a partir da visão de Catarina de L., esta é uma obra onde os planos ficcional e histórico se conjugam de um modo original, sem jamais resvalar para os lugares-comuns frequentemente encontrados numa história de amor em cenário de guerra. Porque é disso que essencialmente se trata, de amor e de guerra. De uma mulher cercada,
que se cerca a si mesma. De um homem que a segue incondicionalmente. De beleza que não esmorece, apesar da fome, da miséria, da degradação.

«Tenho por companhia – além da cama e do genuflexório – o Cristo crucificado. De olhar erguido ao abandono do Pai. Estremecendo ante explosões que sobre Elvas espalham a ferralha incendiária. A oração penitente que me foi ensinada, dita e redita tantas vezes quantos os meus pecados, aflora por vezes os lábios. Estranha à minha vontade, surge sem apelo, discorre seu pranto, torna por fim às catacumbas de onde emergiu. Melhor faria chorar abraçando os muros. Mas a cal conventual, que dilui o corpo, não consola. A exiguidade da cela alarga a dor. Como o fogo nas encostas, o desespero faz pasto do que alcança.»


A Casa Ancestral de L. - primeiras páginas

(clicar no link para ler as primeiras páginas)